JUSTIFICATIVA
O projeto “aperfeiçoamento da leitura
e da escrita” nasceu a partir da seguinte observação: os alunos sentem dificuldade de
utilizarem a linguagem escrita, pois transferem as ideias para a escrita da
mesma forma que as usam na oralidade. Sendo assim, verificaram-se os seguintes
problemas: 1º(pobreza de vocabulário já que não há substituição de palavras de
uso oral por outras, bem como repetições de palavras que devem ser substituídas
por outras); 2º(pouco conhecimento da variante padrão); 3º(pouco conhecimento
prévio sobre assuntos e situações que já deviam dominar); 4º(desenvolvimento
cognitivo lento, pois a ausência de conhecimentos prévios em assuntos que já
deviam possuir, impede um avanço significativo).
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a capacidade de leitura, escrita
e cognição do(a) aluno(a).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1-
Melhorar
a compreensão de textos;
2-
Aumentar
o universo vocabular e saber empregá-lo adequadamente;
3-
Aprender
a relacionar informações com o conhecimento que ele(a)s possuem e buscar outros
conhecimentos a partir de pesquisas para produzir textos;
4-
Aprender
ler nas entrelinhas o que um texto pressupõe;
5-
Aprender
a organizar todas as ideias de um texto para dar-lhe um sentido e unidade e
isso se faz também por meio de elementos coesivos;
6-
Saber
analisar os vários gêneros textuais e conscientizar-se de situação no qual
estão inseridos os interlocutores dessa produção e das diferentes marcas
linguístico-discursivas que lhe são próprias;
7-
Saber
produzir vários gêneros textuais;
8-
Saber
produzir vários gêneros textuais e adaptá-los a cada esfera de trabalho ou
situação;
9-
Desenvolver
a criatividade, mas de maneira consciente mesmo que devagar;
METODOLOGIA
Como conseguir esses objetivos?
Pensando nessa pergunta, surgiu a ideia de usar uma ferramenta atrativa aos
estudantes (o laboratório de informática) para, assim, conseguir desenvolver,
aos poucos, esse trabalho. Ele vai ser realizado em cinco momentos.
Primeiro: o(a)s
aluno(a)s terão aulas sobre o gênero que ele(a)s vão desenvolver e também aula
sobre assuntos que fazem parte da
variante padrão para, então, conseguir um bom desempenho da produção textual.
Nessas aulas, serão contemplados, principalmente, marcadores gramaticais e
tempos verbais responsáveis na identificação do gênero estudado.
Segundo: nesse
segundo momento, os estudantes produzirão o texto, essa tarefa pode ser
realizada em sala ou em casa. É importante dizer que ele(a)s receberam cópias
de gênero modelo ou referência para realizar essa tarefa e, quando se trata de
um texto argumentativo, recebem textos sobre o assunto que irão escrever.
Terceiro: aqui,
os estudantes devem ir ao laboratório de informática para digitar o texto. É
bom que seja dito que eles poderão consultar dicionário ou outra informação
necessária com a ajuda da internet. Digitados esses textos, eles enviarão para
o e-mail da professora.
Quarto: a
professora escolherá cinco textos de cada turma e fará o aperfeiçoamento. Existem
duas formas conforme modelo abaixo. Depois desse trabalho, será publicado em um
blog.
Quinto: os
estudantes irão para o laboratório de informática e lá acessarão o blog e,
então, contemplarão os textos, observando as inadequações.
PRODUTO
Criação de um blog. Cada turma pode criar seu
blog, podendo os estudantes envolver toda a escola com outras produções e muito
mais.

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