domingo, 21 de outubro de 2012

Projeto de Leitura e Escrita




JUSTIFICATIVA    
O projeto “aperfeiçoamento da leitura e da escrita” nasceu a partir da seguinte  observação: os alunos sentem dificuldade de utilizarem a linguagem escrita, pois transferem as ideias para a escrita da mesma forma que as usam na oralidade. Sendo assim, verificaram-se os seguintes problemas: 1º(pobreza de vocabulário já que não há substituição de palavras de uso oral por outras, bem como repetições de palavras que devem ser substituídas por outras); 2º(pouco conhecimento da variante padrão); 3º(pouco conhecimento prévio sobre assuntos e situações que já deviam dominar); 4º(desenvolvimento cognitivo lento, pois a ausência de conhecimentos prévios em assuntos que já deviam possuir, impede um avanço significativo).   
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a capacidade de leitura, escrita e cognição do(a) aluno(a).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1-      Melhorar a compreensão de textos;
2-      Aumentar o universo vocabular e saber empregá-lo adequadamente;
3-      Aprender a relacionar informações com o conhecimento que ele(a)s possuem e buscar outros conhecimentos a partir de pesquisas para produzir textos;
4-      Aprender ler nas entrelinhas o que um texto pressupõe;
5-      Aprender a organizar todas as ideias de um texto para dar-lhe um sentido e unidade e isso se faz também por meio de elementos coesivos;
6-      Saber analisar os vários gêneros textuais e conscientizar-se de situação no qual estão inseridos os interlocutores dessa produção e das diferentes marcas linguístico-discursivas que lhe são próprias;
7-      Saber produzir vários gêneros textuais;
8-      Saber produzir vários gêneros textuais e adaptá-los a cada esfera de trabalho ou situação;
9-      Desenvolver a criatividade, mas de maneira consciente mesmo que devagar;

METODOLOGIA
Como conseguir esses objetivos? Pensando nessa pergunta, surgiu a ideia de usar uma ferramenta atrativa aos estudantes (o laboratório de informática) para, assim, conseguir desenvolver, aos poucos, esse trabalho. Ele vai ser realizado em cinco momentos.
Primeiro: o(a)s aluno(a)s terão aulas sobre o gênero que ele(a)s vão desenvolver e também aula sobre assuntos que fazem parte da  variante padrão para, então, conseguir um bom desempenho da produção textual. Nessas aulas, serão contemplados, principalmente, marcadores gramaticais e tempos verbais responsáveis na identificação do gênero estudado.
Segundo: nesse segundo momento, os estudantes produzirão o texto, essa tarefa pode ser realizada em sala ou em casa. É importante dizer que ele(a)s receberam cópias de gênero modelo ou referência para realizar essa tarefa e, quando se trata de um texto argumentativo, recebem textos sobre o assunto que irão escrever.
Terceiro: aqui, os estudantes devem ir ao laboratório de informática para digitar o texto. É bom que seja dito que eles poderão consultar dicionário ou outra informação necessária com a ajuda da internet. Digitados esses textos, eles enviarão para o e-mail da professora.
Quarto: a professora escolherá cinco textos de cada turma e fará o aperfeiçoamento. Existem duas formas conforme modelo abaixo. Depois desse trabalho, será publicado em um blog.
Quinto: os estudantes irão para o laboratório de informática e lá acessarão o blog e, então, contemplarão os textos, observando as inadequações.

PRODUTO
Criação de um blog. Cada turma pode criar seu blog, podendo os estudantes envolver toda a escola com outras produções e muito mais.

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