segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Querido(a)s aluno(a)s, este blog foi criado com a intenção de ajudá-lo(a)s a revisar os assuntos discutidos em sala de aula. Espero que apreciem e comentem os tópicos apresentados. Lembrem-se de que o desenvolvimento humano está diretamente relacionado ao desenvolvimento da linguagem como também a evolução dela acontece por meio do desenvolvimento das potencialidades humanas.
Estudem e um abraço!

Na abertura de sua obra Política, Aristóteles afirma que somente o homem é um “animal político”, isto é, social e cívico, porque somente ele é dotado de linguagem. Os outros animais, escreve Aristóteles, possuem voz (“phone”) e, com ela, exprimem dor e prazer, mas o homem possui a palavra (“logos”) e, com ela, exprime o bom e o mau, o justo e o injusto. Exprimir e possuir em comum esses valores é o que torna possível a vida social e política e, dela , somente os homens são capazes.                           Marilena Chauí. Convite à Filosofia



O texto acima chama a atenção para o fato de que uma das diferenças marcantes entre o ser humano e os outros animais é a faculdade da Linguagem. Se o ser humano não possuísse linguagem, não poderia sequer formular mentalmente questões, quanto mais explicitá-las. O ser humano emite opiniões, faz questionamentos, exprime sentimentos, demonstra desejos porque possui a faculdade inerente a ele: a linguagem.

Diferença entre a linguagem animal e a linguagem humana


A linguagem animal, constituída pela emissão de sons e comportamentos determinados, permite e garante sobrevivência e a perpetuação das espécies. Há, porém, uma diferença entre a linguagem animal e a linguagem humana. Enquanto a primeira é estática e condicionada, não consciente, a segunda é fruto do raciocínio, e a expressão por meio dela é consciente e intencional, não meramente instintiva. E mais, a linguagem humana é dinâmica e criativa.
Num primeiro momento, podemos definir linguagem humana como todo sistema que, por meio da organização de sinais, permite a expressão ou a representação de ideias, desejos, sentimentos, emoções. Essa representação possibilita leitura, o que concretiza a dinâmica de interação, da comunicação e, consequentemente, da socialização. Num segundo momento, podemos defini-la como a capacidade inerente ao homem de aprender uma língua e de fazer uso dela.
Cabe observar que o que se costuma designar como “linguagem” animal (das formigas, das abelhas) não passa de um sistema de comunicação entre os membros de uma espécie. Embora muito sofisticados, tais sistemas não chegam a constituir linguagem no sentido aqui definido, uma vez que falta aos animais a consciência de que usam um sistema de signos para comunicar-se com seus semelhantes. Por essa razão, tais sistemas não podem ser vinculados a atividades cognitivas como a interpretação e representação da realidade. 

Bibliografia 

ABAURRE, Maria Luiza e Pontara,  Fadel - Portugês Língua e Literatura. Editora Moderna. Volume único. 






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